We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and expound the actually teaching.
A gastrostomia (GTT) é uma via alternativa nutricional para fornecer dieta e garantir suporte nutricional adequado ao paciente. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é colocado no estômago e fica acessível através da pele do abdome (implantação percutânea).
A GTT é útil por permitir a nutrição à longo prazo, em pacientes com redução da capacidade de permanecer alerta e/ou com dificuldades para engolir (disfagia). Este procedimento pode ser realizado por endoscopia digestiva alta.
A maior parte dos medicamentos orais líquidos pode ser administrada pela GTT, mas devem ser diluídos em um volume igual de água. Comprimidos devem ser macerados um a um, e diluídos em água filtrada ou mineral. NUNCA administre comprimidos com a dieta. A GTT deve ser lavada com 30ml de água após administração dos medicamentos, evitando resíduos.
A alimentação por uma gastrostomia é semelhante à alimentação pela sonda nasogástrica. A principal diferença é o local de entrada do cateter, que se faz pela parede abdominal. O alimento pode ser administrado por bomba infusora, gotejamento em equipo ou seringa. O preparo e fracionamento da dieta deve seguir a orientação do nutricionista.
A higiene é fundamental para evitar a contaminação da dieta, flatulência e diarreia. Antes de preparar a dieta, SEMPRE lave as mãos, os alimentos, os utensílios e a bancada onde a alimentação será preparada.
Mesmo com a GTT é necessário manter a higiene regular da boca e dos dentes. Escove os dentes, gengivas e língua do paciente pelo menos duas vezes ao dia, utilizando sua pasta de dentes e escova comuns.